domingo, abril 29, 2012

Catequista, Promotor e Acompanhante Vocacional


Catequista, promotor e acompanhante vocacional


Quando alguém resolve falar de "vocação", bem... o normal é abrirmos o ficheiro "padres e freiras"... e assim já nos localizamos no mapa. Contudo, este mapa é muito mais amplo e não se esgota nestas opções. Quando falamos de vocação falamos de muitas coisas diferentes: leigos e sacerdotes matrimónio e celibato, vida religiosa activa e contemplativa, opção missionária... O que há de comum em todas estas opções vocacionais? Um chamamento de Deus! Toda a vocação é um dom de Deus. .

A vida como vocação

Querer viver é já tomar a vida como vocação. Ela é um dom que deve ser assumido e posto a render. Ou seja: estamos chamados a Ser e a ser mais. A vida é dom recebido e tarefa comprometida! Estamos chamados a ser o melhor de nós próprios. Estamos chamados à perfeição (no sentido cristão, chamados a ser santos!). Nesta tarefa não estamos sós, mas fazemo-lo junto com os outos. Ninguém é feliz sozinho! Deus criou a pessoa humana homem e mulher e responsabilizou-os pelo jardim do Éden (Gen. 1, 27-28). Portanto, a primeira vocação de todo o ser humano é viver crescendo como pessoa, em harmonia com a natureza e o trabalho de cada dia, numa relação de amizade e de amor (compromisso) com os outros, abrindo-se a Deus e à sua Palavra.

Encontrar Jesus

Cada uma destas dimensões apenas ganha sentido na sua relação com as restantes. Mas, há uma delas que assume um factor determinante: o encontro com Deus Pai, por meio de Jesus Cristo, no Seu Espírito de amor. Este encontro, que se concretiza por meio da comunidade cristã, faz-nos compreender a vida de maneira nova. Ser cristão significa viver todo o ser pessoa segundo o estilo de Jesus Cristo iluminando cada uma das suas dimensões; é viver em/ na comunhão com Ele: valorizar o mundo com Ele; repetir as suas atitudes, fazer os seus gestos, estimar os seus valores, amar como Ele amou, escutar e obedecer à sua Palavra, construir o Reino de Deus, reconhecer a Deus como Pai-amor. E é no seguimento de Jesus Cristo, fiéis às promessas baptismais, que o cristão, autónoma e conscientemente, faz a sua opção vocacional. Assim, cada um a seu modo, participa do mandato de Jesus Cristo na construção do Reino.

O papel do catequista

Neste processo, o catequista assume uma tarefa importante! Enviado da comunidade, sente-se responsável pelo crescimento de cada um dos catequizandos, fazendo-se acompanhante (Lc. 24, 13-35) no seu processo de crescimento na fé, ajudando-os na compreensão do Evangelho e no encontro real com Cristo Ressuscitado. Esta missão apela à qualidade de ser cristão e de ser catequista... Trata-se de iluminar a vida dos catecúmenos em Jesus Cristo, condição fundamental para que cada um deles se sinta comprometido na construção do Reino. Desta forma, o catequista descobre-se como promotor e acompanhante vocacional. Toda a vocação cristã e cada uma das opções vocacionais que se assumem, têm em Jesus Cristo o ponto de partida, o seu fundamento e o seu sentido. Esta é a tarefa catequética fundamental: ajudar o catequizando a encontrar-se com Cristo pois Ele é o caminho, a verdade e a vida.


Vídeo: Longa Caminhada

Abraço fraterno!
Arménio Rodrigues

Nenhum comentário: