sexta-feira, abril 01, 2011

Quaresma 4ª-semana - Ano A


Nesta caminhada quaresmal, a liturgia apresenta-nos a cura do cego de nascença. Jesus é a luz do mundo que vem abrir os nossos olhos à fé, à nossa adesão plena como discípulos. Quando tudo parece perdido, Jesus faz-se próximo, com o seu brilho, para dar sentido à nossa vida. Assim, são-nos apresentados dois caminhos: o caminho da visão plena, percorrido por aquele homem inicialmente cego, mas que chegou ao reconhecimento de Jesus como Messias; e o caminho da cegueira obstinada, renitente, personificada pelos fariseus e pelas autoridades judaicas que se recusaram em reconhecer, em ver, em Jesus a luz do mundo.

O caminho de Jesus é a vida dos necessitados, dos que sofrem, sejam eles pecadores, cegos, coxos, ou excluídos da sociedade e do culto. O caminho de Jesus é passar e dar sentido, luz, aos que estão à beira do caminho, “encostados”, à espera que alguém passe, os atenda, os conduza à luz, à abertura dos olhos para a fé. Jesus é o filho obediente que está no mundo para ser luz no caminho dos homens e manifestar as obras de Deus. Este cego que Jesus encontra, representa as nossas cegueiras, tudo o que colocamos como prioridades, sem Deus, e que ofusca a visão plena de Deus: nada vemos além do nosso mundo fechado de trevas… e precisamente aí, quando tudo parece perdido, onde não encontramos saída… aparece Jesus, num gesto criador! O toque de Jesus, acompanhado com a nossa obediência, dará lugar ao milagre! Porque teimamos a nossa cegueira? Falta-nos confiar em Jesus?

ORAÇÃO
Quantas vezes, Senhor, também eu não quis acreditar no brilho da Tua luz. Quantas vezes se tornou difícil ver as Tuas obras de Deus em mim. Mas, Senhor, meus pais são testemunho dos pequenos milagres que aconteceram na minha vida; eles conduziram-me a Ti, luz de Deus e, desde então, recolho-me nos Teus braços de Pai, no Teu colo de Mãe, na certeza que estás junto a mim, na noite e no dia. Tu és o Messias de Deus na minha vida.


Video - 4ª Semana da Quaresma



Continuemos o caminho...

Santa Quaresma!

Abraço fraterno!
Arménio Rodrigues

Nenhum comentário: