domingo, novembro 10, 2013

Partir da Palavra


A Palavra de Deus é fonte de vida para os cristãos. Fonte límpida e perene de vida espiritual. Luz para o caminho. Força para a construção da própria identidade. Alimento para a oração. A Palavra de Deus não é uma simples expressão literária: é Deus que fala - já todos o sabemos. Deus diz-se a si mesmo através da Sua Palavra. Quando rezamos procuramos o diálogo com Deus que nos ama e que amamos. A oração é, deste modo, um jogo de "palavras que dizemos" com " a Palavra" (Verbo encarnado) que nos acolhe e ama. É por isso que a Palavra é ao mesmo tempo fonte e alimento  da nossa oração. Alfa e Omega. Principio e fim.

Rezar a partir da Palavra
Percorrendo as páginas da Bíblia, percebemos como "os amigos de Deus" ao longo dos tempos, rezavam ao Deus da própria vida. Encontramos as "fórmulas e as expressões" desse diálogo na fé de palavras intensas e surpreendentes. Sentimos a poesia e a força dos Salmos (Livro por excelência de oração) dos Cânticos, expressões de oração concreta. Dos encontros e desencontros. Das repetições e sequências.
No Novo Testamento aprendemos a forma como Jesus, retirando-se para um lugar discreto, o monte, o deserto, na noite ou em pleno dia, falava com o Pai, rezando. Recebemos o mandato de orar e orar incessantemente ao Deus Criador de todas as coisas com hinos de louvor e palavras de agradecimento. Fazemos da própria vida, evangelho quotidiano de existência, na oração do nosso viver. Como as primeiras comunidades que eram assíduas à oração e à fracção do pão. Transformamos o nosso existir a partir desta Palavra. E rezamos, como o Senhor nos ensinou, a partir da Palavra. Pedindo o Pão de cada dia e agradecendo o dom do Seu Amor por nós. Como? Fazendo da Palavra de Deus, "escola de oração". Começando como o jovem Samuel: «Falai, Senhor, que o vosso servo escuta» (1 Sam 6, 10).

Catequese e oração a partir da Palavra
A partir da Palavra, a vida cristã nasce e é alimentada, curada, fortalecida e comprometida na missão da Igreja no mundo. Uma catequese sem Palavra é como uma árvore sem a sua seiva.
Na catequese anunciamos a Palavra de Deus. A Palavra de Deus ilumina a própria vida, tornando-se experiência de encontro. E da Palavra de Deus, nesse encontro fazemos oração. Deus fala, nós respondemos. Rezar é escutar a Palavra de Deus, lê-la com um coração disponível e depois dirigir-se ao Senhor com as palavras e os sentimentos que Ele mesmo suscita no nosso coração. Com a Palavra, introduzimos os nossos catequizandos na dinâmica da oração, da partilha com Deus,  fazendo da  Palavra, vida. Colocando a Palavra nos eventos quotidianos. Fazendo da escuta da Palavra, oração. Esta é uma aprendizagem fundamental na catequese. Num tempo em que a vida corre demasiado veloz, cheia de mil coisas e preocupações, é fácil prescindimos da escuta da Palavra de Deus, que o mesmo é dizer, do tempo de oração. Para que isto possa acontecer e se torne uma experiência que toca a vida é necessário criar e cuidar um ambiente que favoreça o silêncio, e intimidade, a escuta...

Tua Palavra

Nenhum comentário: