segunda-feira, dezembro 24, 2012

Natal - Deus Connosco



Neste dia de Natal chega também aos nossos ouvidos, à nossa vida, a boa notícia da Incarnação do Filho de Deus! Deus-connosco! Deus para nós! Salvação! Sentido! Vida! Aquele que esperamos, desejamos, Aquele de quem precisamos, veio e vem continuamente! Disfarçado, escondido, porque se confunde com a fragilidade, a simplicidade, a pobreza, a ternura! Abramos a nossa existência à Sua chegada! Acreditemos na Palavra! Exultemos de alegria!

A resposta de Maria retoma um salmo de acção de graças (cf. Sl 34,4), destinado a dar graças a Deus porque protege os humildes e os salva, apesar da prepotência dos opressores. É um salmo de esperança e de confiança, que exalta a ternura de Deus para com os pobres e os que sofrem. A presença de Jesus, através de Maria, mulher simples e frágil, é um sinal do amor de Deus, preocupado em trazer a salvação a todos. Com Jesus, chegou o tempo novo de paz e de felicidade anunciado pelos profetas.

O Natal fala-nos da imensidão do Amor de Deus manifestado na Incarnação do Filho. Em Maria encontrámos a mais sublime lição de fé e adesão. Como Ela, estamos implicados neste projeto. Todos somos chamados a dar espaço ao amor divino que tudo transforma e revigora, acolhendo Jesus na nossa vida concreta, numa atitude de confiança, abandono e alegria.

Natal, é verdadeiramente a festa da alegria. A alegria das prendas é claro, a alegria de dar e de receber. A grande alegria dos cristãos, é de contemplar o Menino do presépio, o Filho de Deus que veio ao nosso encontro, aquele que é ao mesmo tempo o Todo-Poderoso e, que se fez pobre, pequenino e tão próximo dos homens.
  
Que o Natal seja muito mais que uma soma de objetos trocados. Que o Natal seja o grande jogo dos afetos pela vida nos seus diferentes tons. Que o Natal seja uma liturgia, uma parábola, uma história mais que mágica. REAL. Com a estrela os magos, o canto dos anjos, o Menino reclinado, a humanidade em festa porque redimida. Seja em que tom for, este hino de Deus no meio dos homens nunca pode deixar de ser repetido. Mesmo que o Natal pareça mais um ciclo com menos imaginação. 


À luz do mistério do Natal questiono  a minha fé: que lugar dou a Jesus no meu dia a dia, na minha existência?... A partir deste Natal vou conceder-Lhe mais tempo, mais espaço e maior centralidade.

Vídeo - Natal 2012 




Hoje é NATAL!

Deus, fizeste-te homem.

Esperando a tua vinda,
nós aprendemos
a vigiar,
a preparar,
a testemunhar,
a acolher.
Hoje é NATAL!
Acendeste o Amor na terra.
Ensina-nos, SENHOR,
A guardar esta luz,
a amar como tu amas,
a escutar, aver, a partilhar.
E cada dia, será um dia de amor,
cada dia será ainda NATAL.







MENINO JESUS!


Tuas mãos tudo partilham

do Todo que nos trouxeste.
Teus olhos, felizes, brilham
pelo "Sim" que ao Pai disseste.

Simples, meigo, despojado
para vestir nossa veste,
Tu és o Deus humanado
que nosso Irmão te fizeste.

Jesus Menino em Belém,
em Nazaré Tu cresceste;
homem, em Jeruzalém
morte injusta padeceste.


SALVADOR,
 De todo o povo
sem distinção,
que nos deste
a esperança
de um Mundo Novo.


Bem-Vindo, porque vieste!

Nenhum comentário: