domingo, novembro 24, 2013

Chamados a Ser e Viver... Com Deus!



Concluído o Ano da Fé, inicia-se, agora, um novo ano litúrgico, tendo como pórtico de entrada o Tempo de Advento. O nosso propósito para o novo Ano Pastoral é manter acesa a luz da fé; que ela não se apague, que esmoreçam o entusiasmo e a alegria da fé, que foram ativados e dinamizados, ao longo de um ano tão especial. Frente a esta tentação de “apagar a luz”, quando descer o pano, no encerramento do ano da fé, nós propomo-nos, pelo contrário, manter acesa a luz da fé, segundo o desafio do próprio Jesus. Este “manter” não é, de modo algum, um desafio de simples “conservação”, como quem guarda para si a fé, mas implica o esforço de alimentar a fé, na oração, na palavra e nos sacramentos, e de a transmitir e contagiar aos outros, pois uma fé que não se apega, também se apaga.
Como disse Bento XVI,  no Porto, “temos de vencer a tentação de nos limitarmos ao que ainda temos, ou julgamos ter, de nosso e seguro: seria morrer a prazo, enquanto presença de Igreja no mundo, que aliás só pode ser missionária.”
Num tempo, em que lá fora, se multiplicam outras luzes do natal, nós queremos manter acesa a luz da fé. Não nos contentamos “com pequenas luzes que iluminam por breves instantes, mas que são incapazes de desvendar a estrada. Por isso, somos chamados a Ser e Viver… com Deus… e assim acendemos a luz da fé. É uma luz tão poderosa, que não pode dimanar de nós mesmos; provém de uma fonte mais originária, provém, em última análise de Deus.

É este o grande desafio para o novo Ano Pastoral : Chamados a Ser e Viver... Com Deus!

Nenhum comentário: