sexta-feira, março 24, 2017

Quaresma-Tempo de Jejum, Oração, Solidariedade.



A Quaresma é tempo favorável para, através de diversas formas, renovarmos a nossa fidelidade cristã. O gesto de imposição das mãos na quarta-feira de cinzas leva-nos a tomar consciência da nossa condição de pecadores. A Quaresma é tempo propício para o aprofundamento do designio de Deus sobre cada um. É tempo de renunciar, de converter e de crer. Ao longo destes 40 dias, as leituras sugerirão: sentido de jejum e da partilha, amor ao próximo, importância da oração, conversão, justiça de Deus, a sua misericórdia, o perdão e a reconciliação. Estas leituras quaresmais levam-nos a interrogarmos: como vivemos as exigências do nosso batismo? Sugere-se mais reflexão sobre a Palavra de Deus, mais oração e a Via-Sacra. A Quaresma exige que façamos a revisão das nossas competências. Se lutamos por ser competentes ou somos "do despacha", porque custa. Também exige que façamos a revisão da nossa moralidade: os nossos costumes, os nossos valores, as nossa ações. Assim como diz o Catecismo da Igreja Católica, entremos numa linha de ascese (esforço, sacrificio) e deixemos de lado a acédia (preguiça espiritual).

A Quaresma é um tempo para nos pormos belos para o Senhor. De cabeça perfumada, de cara lavada e alegre. Antes duma festa, dum encontro importante, cuidamos do visual, do vestuário... antecipa-se já a alegria do encontro que vem a seguir. É a preparação para a mais bela festa de todas: a Páscoa.

40 dias de deserto...
Este caminho de 40 dias de jejum, de oração, de perdão, de solidariedade vão colocar-nos em diálogo com o mais profundo e autêntico de nós mesmos... vamos poder viajar ao nosso interior onde mora a liberdade, onde se jogam as grandes opções que fazemos na vida. 
Vamos ouvir tentações, respostas fáceis à pergunta sobre o que queremos da vida...
O deserto é o lugar da liberdade e da tentação. Da fidelidade a Deus e da dúvida. Do amor e dos egoísmos. Do caminho e da queda.
Jesus foi até lá para clarificar a sua identidade, para se confrontar com os diferentes projetos de vida e saíu fortalecido. vencedor sobre todas as tentações fáceis que Lhe propunham ser menos...

Tempo de Jejum...

... e nessa altura hão-de jejuar... (Mateus 9, 14-15)

Faço jejum para soltar o coração. 
Faço jejum para partilhar o que não como, com aquele que tem fome.
E enquanto faço jejum do alimento, aprendo a renunciar a outras coisas:
à violência, à inveja, às palavras agressivas.

Tempo de Oração...

... não digais muitas palavras...  (Mateus 6, 7-15). 

Como rezar? Para Jesus, é inútil perder tempo a dizer muitas palavras. Ele convida a pores-te com serenidade e confiança diante do pai. Ele sabe aquilo de que tu precisas, mesmo antes que tu o digas.
Rezar bem é, acima de tudo, aprender a confiar em Deus. As palavras usadas... importam pouco.

Tempo de Perdoar...

...deixa a tua oferta sobre o altar, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão... (Mateus 5, 20-26)

A experiência de ser perdoado é extraordinária. É um renascimento, a sensação de poder começar de novo, de nos sentirmos libertos da culpa. É um dom de Deus. Só se te deixares tocar pelo perdão de Deus serás capaz de perdoar aos outros. Mas depois de seres perdoado, depois de Deus ter anulado as tuas culpas, não serás tu capaz de dar um passo para perdoar os outros? Perdoa como foste perdoado. E o Pai te perdoará como tu perdoas.

Tempo de Solidariedade...

... o que quiserdes que vos façam, fazei-o vós também... (Mateus 7, 7-12)

É uma regra simples: faz aos outros, o que queres que te façam a ti. Toma a iniciativa. Sai do teu isolamento e começa a tratar os outros com um amor sincero. Abre os olhos para ver as suas necessidades. abre as mãos em gestos de solidariedade, de justiça e de carinho.

A Quaresma é um tempo de escuta. Um tempo em que nós cristãos, dedicamos especial atenção à palavra de Deus. Um tempo em que, a partir do exemplo de Jesus, purificamos a nossa vida, identificamos os gestos e acções que realmente nos transformam em pessoas mais felizes.


Vídeo: Quaresma- tempo de jejum, oração, solidariedade




Vídeo: Ninguém Te Ama Como Eu



                                                  SANTA QUARESMA


Abraço fraterno!
Arménio Rodrigues

Nenhum comentário: